Periodontia em bairro Jardim Paulista/SP

A periodontia é a área da odontologia responsável por prevenir, diagnosticar e realizar o tratamento de problemas nas estruturas de revestimento e sustentação dos dentes, como a gengiva e ossos maxilares e mandibulares.

Os tratamentos da periodontia visam solucionar infecções e inflamações nessas regiões, causadas, na maioria das vezes, por falta de higienização correta. Além disso, a presença da doença periodontal pode estar relacionada ao tabagismo, falta de determinados nutrientes, uso de medicamentos específicos, imunidade baixa, mudanças hormonais ou pela utilização de aparelhos bucais mal higienizados.

Esses fatores ocasionam no acúmulo de resíduos nos dentes, formando, ao longo do tempo, uma placa que é propícia para o desenvolvimento de bactérias. Tais micro-organismos podem irritar a região gengival e comprometer a saúde dos dentes.

Gengivite e Periodontite

A gengivite é uma infecção na gengiva e é o primeiro estágio da doença periodontal. Pode ser notada pelo tom mais avermelhado em algumas partes da região, inchaço e sangramento frequente no momento da escovação ou de passar o fio dental. Além desses sintomas, pode ocasionar em retração da gengiva, mau hálito e formação de pus, que gera uma sensação de gosto ruim na boca.

O tratamento é feito através da raspagem da área afetada e limpeza da região. Toda a placa e o tártaro são removidos, o paciente recebe orientações para higienização do local e, quando necessário, o uso de antibiótico é recomendado.

Quando a gengivite não é devidamente tratada, pode evoluir para a periodontite. Nesta fase, a inflamação ou a infecção é mais grave e já começa a atingir regiões mais profundas, como as fibras e os ossos. Caso o paciente não procure ajuda profissional, os dentes podem ficar moles até chegar ao ponto de cair. Essa situação pode ser revertida com o tratamento odontológico, que consiste na realização de pequena cirurgia para remoção das bactérias e limpeza do local.

Saúde bucal é coisa séria! Por isso, faça o acompanhamento com o periodontista e invista na saúde do seu sorriso. Entre em contato e agende uma avaliação. Aguardamos a sua visita.